5 ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR NO MERCADO DE FESTAS

Hoje quero conversar com você sobre um assunto sério. Estou completamente imersa no mercado de festa há alguns anos. Tenho participado de feiras, conhecido grandes profissionais da área, trocado experiência com meus alunos e posso afirmar: há tanta gente boa no que faz cometendo erros bobos. Bobos, mas perigosos, que de tão nocivos têm atravancado o sucesso de pessoas com enorme potencial.

No mundo das festas, não basta ter talento e boa vontade. Não basta fazer um grande investimento financeiro e ser criativo. É preciso ir além! Uma pesquisa superficial seria suficiente para encontrar grandes empresas (decoradores, buffets, cerimoniais) que faliram e chegaram ao extremo de deixar o cliente na mão e acabar com sonhos – os próprios e os de terceiros.

Isso acontece por causa de falhas no processo e vou te revelar a seguir quais são os principais erros que você deve evitar no mercado de festas. Fique de olho para não cometê-los, pois tais problemas ameaçam não só a qualidade e reputação da sua empresa, como também colocam em risco a saúde e longevidade do seu negócio.

 

 

Não se atualizar

 

Foto: Workshop das Festeiras BH

 

Começo por esse ponto porque acredito que ninguém é tão bom que não possa melhorar. Se a sua empresa já está estabelecida no mercado, tenha em mente que ela pode ir mais longe. O topo pertence a quem não estagna. Sendo assim, não canse de buscar novos conhecimentos. Participe de cursos, workshops, congressos, feiras, mentorias…Leia mais, leia o quanto puder. Visite blogs, assine revistas, gaste tempo com conteúdo relevante, converse com autoridades no assunto.  Você ganha aprendizado e o mercado ganha um profissional conectado com as tendências atuais.

 

Método Instaparty

 

Descuidar do gerenciamento

 

 

Se você é a parte criativa da empresa ou a força braçal do negócio, é preciso contar com o suporte de alguém que entenda de gerenciamento e cuide da parte burocrática, incluindo contratos, recebimentos, pagamentos, compras, impostos, notas, etc. Para não ver o barco afundar, esse é mais um dos erros que você deve evitar no mercado. A gestão deve fluir tão bem quanto a produção. Nada de misturar as contas pessoais com as contas da empresa ou gastar o dinheiro que recebeu do cliente precipitadamente, sem reservar os recursos para honrar o contrato. O capital de giro não é só importante. É  I-N-D-I-S-P-E-N-S-Á-V-E-L!

 

 

 

Não conhecer o público-alvo

 

Imagem: Pinterest

 

A quem você serve? Com quem você fala? A quem seu produto se destina? O que seu cliente busca? Quanto ele pode pagar? Quais são suas dores, necessidades? Expectativas? Entenda de uma vez por todas que se você não conhecer bem o seu público-alvo e não compreendê-lo profundamente, todo esforço será em vão. O desconhecimento acerca do público dificulta a comunicação e atrapalha o estabelecimento de vínculos. Fica a dica!

 

Brigar com a concorrência

 

 

Quanta energia e quanto tempo você tem gastado brigando com a concorrência? A outra empresa faz uma promoção, você vai lá e faz uma oferta que mais parece uma réplica. Ela compra um produto, você adquire um produto igual. Um cliente te liga dizendo que encontrou preço X na concorrente, além de cobrir, você faz questão de criticar o trabalho do outro. É desgastante e o pior, não traz resultados. É saudável acompanhar o que os colegas fazem, para se espelhar, para melhorar, para não ficar para trás. Prejudicial é lutar contra o outro! Foque no seu. Dê o seu melhor! O espaço existe para todos, mas o sucesso apenas para quem se diferencia.

 

Fazer mais do mesmo

 

Não caia no erro de fazer mais do mesmo sempre. Painéis empoeirados, móveis que já transitam sozinhos pelas festas da cidade, as mesmas cores, as mesmas apresentações. Nada novo sob o sol! Inove, surpreenda! Faça diferente. “-Ah, Ranne, mas as clientes querem sempre os mesmos temas”. Não é desculpa! Procure inovar mesmo em temas comerciais. Com o tempo você vai se tornar único e mais especial ainda do que é. As pessoas vão saber que você passou pela festa, mesmo quando o seu nome não estiver explícito. Coloque paixão e criatividade em tudo que faz. Deixe todo seu amor e esforço ali. É isso que vai compor o DNA do evento. Vai por mim!

 

Você já cometeu ou ainda comete algum desses erros? Quer que eu fale mais sobre essa assunto? Me conte aqui!

 

Confira também o post sobre tendências de 2020.

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Abraços,

Ranne Couto